Alguns hormônios são importantes no gerenciamento de peso e estão relacionados com o apetite e o metabolismo de gordura como a leptina, adiponectina e grelina, seu desequilíbrio pode levar a distúrbios alimentares.

As células de gordura produzem a leptina, um hormônio que se dirige ao cérebro, avisando que já existe um excesso de gordura acumulada no organismo. Em certas pessoas, o hormônio leptina não consegue se comunicar com eficiência no cérebro e induz o indivíduo ingerir maior quantidade de gordura.

A adiponectina é um hormônio secretado predominantemente pelo tecido adiposo branco(tecido gorduroso), que controla a ingestão alimentar, equilíbrio energético, protege contra aterosclerose (acúmulo de placa de gordura nas parede dos vasos sanguíneos) e leva o aumento da sensibilidade à insulina.

A grelina é um hormônio produzido predominantemente no estômago, responsável pela quebra da glicose e formação de gordura (ácidos graxos e triglecerídeos) e também está envolvido no controle da fome, por atuar na sinalização dos centros hipotalâmicos(no cérebro) que regulam ingestão de alimento e gasto energético.

O Adipogen® é um medicamento eficaz na quebra da gordura. É uma associação de duas plantas da tradicional Medicina Ayurvédica. Extraído das folhas de Piper betle e das sementes de Dolichos biflorus, é capaz de atuar no gerenciamento de peso de maneira eficaz, reduzindo o acumulo excessivo de gordura, estimulando a lipólise e controlando o apetite.

Atua também reduzindo os níveis séricos de grelina, hormônio responsável pela fome e aumentando os níveis de adiponectina, hormônio relacionado com o catabolismo de ácidos graxos e controle da glicemia.